sábado, maio 01, 2010

Primeiro dia em Israel




A saudação hebraica para quem vem do Sul dos EUA! Quem não conhece o sotaque sulista dos EUA não pode apreciar a graça que achámos neste azulejo na montra de uma loja.

Chegámos em Tel Aviv depois de meia-noite, e porque hoje era Shabbat, não havia quase nada aberto senão uns restaurantes e cafés. (Um dos três elevadores no hotel estava assinalado como "elevador do Shabbat"...e só foi colocado de novo em operação depois do pôr do sol hoje---quando o Shabbat terminou!) De manhã eu e Abbie andámos ao longo da praia em direcção ao sul, e de tarde, acompanhámos a costa mediterrânica para o norte do hotel. Como não pudemos comprar o azulejo, ficámos com uma foto!

Entre as vistas hoje: a rua em baixo da janela do nosso quarto, com as palmeiras.






Indo do hotel para a praia, passámos por um jardim cujo aspecto nos fez lembrar da paisagem que imaginámos ser aquela de terras bíblicas. O tempo foi perfeito.




A praia estende-se por vários quilómetros, e houve zonas muito ocupadas, e outras quase desertas.




No fim do passeio de tarde, estávamos perto do antigo porto de Tel Aviv quando o sol se pôs sobre as águas do Mediterrâneo. Amanhã começámos a fazer turismo a sério, Haifa** (Jope na Bíblia) e outros lugares no norte do país. Não terei tempo para relatos completos, mas vou procurar manter os leitors mais ou menos informados do nosso progresso geral.

**Domingo à noite: Erro meu. Confundi Haifa com Yofa, o nome hebraico para Jope. Eu sabia que o nome local era diferente, e sendo Haifa uma cidade portuária, eu disse que íamos a Haifa. Não fomos. Mas realmente fomos a Jope (oficialmente a cidade é "Tel Aviv-Yofa"). Veja o artigo para Domingo.

Sem comentários: