domingo, maio 02, 2010

De mar em mar

Na noite passada, estávamos em Tel Aviv e tirei fotos do pôr-de-sol sobre o Mediterrâneo. Hoje estamos em Tiberíades na margem ocidental do mar de Galileia. Tirei fotos do sol a iluminar as colinas do outro lado do mar.

Hoje, não coloco fotos. Tirei uns 130 e tal, e não tenho tempo de escolher as que vou pôr aqui.

Com certeza, os próximos dias serão de grande instrução. Hoje, logo de início vi que tinha confundido Haifa com Jofa (Jope) ... vejá a correcção ao artigo anterior.

Depois descobri que Cesareia não está onde sempre pensava. Sempre imaginei Pedro a sai de Jope e ir a Cesareia Filipe em Galileia, mas afinal havia outra Cesaréia na costa a norte de Jope. Esta era maior e aqui foi a base de Pôncio Pilatos e, mais tarde, Cornélio.

Depois fomos ao Monte Carmelo, onde Elias enfrentou os profetas de Baal. Aqui vi que: l) Monte Carmelo é, de facto, um monte. 2) Ele tem uma vista sobre o Vale de Megiddo (local profético do último grande batalha quando o Senhor voltar). O que leva à próxima descoberta.

O Vale de Megiddo é enorme. É uma vasta planície! Sempre me perguntava como os exercitos de todas as nações podia estar num só vale. O que vi hoje me leva a crer que há lugar para muitos exércitos lá!

Quando chegámos a Tiberíades, no mar de Galiléia, tomei conciência pela primeira vez que este mar também está abaixo do nível do mar... 213 a 218 metros abaixo do nível do mar. O envolvente do mar é algo diferente do que eu imaginava.

Nazaré: vamos lá amanhã, mas hoje vimos a cidade quando atravessámos o vale de Megiddo. Nunca imaginei Nazaré situado nas colinas sobre o vale de Megiddo. Dá para ver Nazaré da cidade de Naím, que fica no monte do outro lado do vale. Foi aqui que Jesus levantou dos mortos o filho da viúva...foi nesta cidade que almoçámos hoje.


Evento do dia:

Em Tel Megiddo, na volta do cimo deste local arqueológico, Abbie e um dos irmãos decidiram regressar ao início do percurso, em vez de descer 183 degraus num túnel, andar ao longo do túnel até à antiga fonte da cidade, e depois subir mais 80 degraus para sair no lado oposto do pequeno monte. O autocarro esperava o resto do grupo lá, e passaria outra vez pela entrada para pegar Abbie e Helder. Só que na volta, o motorista continuou sempre! "Ei! Esqueceu-se da minha mulher!" Até poder virar para trás com o autocarro grande, tivemos de andar vários quilometros. Abbie e Helder estavam sentados, esperando pacientemente por nós. Já pensou?! Abandonámos os dois no meio do nada no norte de Israel!

Sem comentários: