quinta-feira, fevereiro 15, 2007

Mike -- Nas Suas Próprias Palavras

Quando escrevi sobre as reflexões em volta da nossa estadia nos EUA na semana passada, eu mencionei o nosso amigo e irmão, Pr. Mike Rogers, que soube que tem linfoma. Hoje recebemos a sua própria descrição da sua experiência e condição, tanto física, como psicológica, neste momento. A seguir, a minha tradução da sua mensagem:

Eu queria dar seguimento à notícia da linfoma. Desde a última vez que escrevi, estive duas vezes com o cirurgião que extraiu os nodos linfáticos. Estou a recuperar bem. Voltei ao trabalho 2 dias depois da intervenção. Também fiz um TAC e consultei um oncologista e o meu médico pessoal. O TAC confirmou a análise dos nodos feita pelo laboratório depois da cirurgia - o cancro está espalhado pelo sistema linfático e o baço está algo dilatado. Devo fazer outro TAC no fim de Abril para poder ter 2 pontos no tempo que permitirão fazer uma estimativa do crescimento do cancro e planear o tratamento.

Os médicos parecem querer optar pela implantação de um programa de "espera vigilante" por enquanto. O prognóstico está sempre incerto, porém, pensa-se que uma pessoa com a minha condição e na minha faixa etária deve esperar o mais tempo possível antes de iniciar a quimioterapia. Para várias razões: é óbvio que o meu cancro já não pode ser evitado e é sistémico (isto é, está espalhado pelo sistema linfático); este cancro é "indolente" (de crescimento lento); enquanto fizer sentido (enquanto me sentir mais ou menos bem e capaz de fazer a minha vida razoavelmente bem), os médicos querem ser os mais conservadores possíveis; querem guardar as opções o mais tempo possível; talvez novas drogas e melhores terapias serão descobertas nos próximos anos (pois a investigação e os estudos em todo o mundo estão a ser feitos com todo o empenho).

Geralmente, me sinto OK. Até agora, tenho continuado a trabalhar (os nossos patrões têm sido muito compreensivos e acomodativos). O meu plano para o futuro é continuar a fazer o que tenho feito até agora, fazer a vida da maneira mais normal possível em todos os aspectos. O oncologista me aconselhou continuar a usar o cinto de segurança no carro e para não começar a fumar, visto que devo ter mais alguns anos de vida pela frente. Em dado momento, serei informado que devo iniciar a quimioterapia (semanas? meses? anos?), o que, segundo os médicos, deveria colocar imediatamente o cancro em remissão, mas é raro haver uma cura real. Em vez disso, fala-se que o doente está "livre de cancro por X anos" ou que é "um sobrevivente de cancro por X anos."

Mais uma vez, obrigado a todos pelas vossas orações e palavras de amor e preocupação. Eu adoraria ser curado - se todos os meus amigos que têm cancro (e problemas semelhantes) pudessem ser curados ao mesmo tempo. Em especial, espero poder estar suficientemente livre de dor para poder estar em controlo de e responsável por meus próprios pensamentos e palavras até morrer. Tendo tempo e oportunidade, proponho meditar sobre questões teológicas e filosóficas, e escrever sobre assuntos que surgem do facto da vida não correr como se esperava ou planeava. Questões como: qual o propósito da vida, é Deus responsável pelas coisas más? o que é o julgamento de Deus, ou a Sua disciplina? as atitudes e emoções, o papel de ambivalência e dúvidas, etc.

Porém, ao contrário destes boletins médicos que envio sem pedir licença, somente enviarei estas estas escritas sobre minhas reflexões se pedir. Com amor, Mike Rogers



O e-mail de Mike é pilgrimmike@bresnan.net se quiser lhe enviar uma palavra de encorajamento e apoio. Ele e a sua esposa, Debbie, viveram no Brazil na sua juventude, e vão poder compreender qualquer mensagem enviada em Português. Responder em Português escrito talvez seja mais dificil para eles, mas sei que toda a manifestação de amor será bem recebido.

Sem comentários: