Claro, não é o caso literalmente falando. Poeira não tem sido um grande problema ultimamente. Tem chovido de vez em quando, e assim as ruas que ainda tenham lama não chegam a largar poeira...ainda. Chegará o dia.
Figurativamente, o choque inicial shock do disastre passou, e a nova "normalidade" mencionada em artigo anterior já começa a fazer-se sentir. Domingo, a casa do Senhor estava cheia, como antes. Agora começamos a avaliar as necessidades reais em nossa volta, e em especial, quais as necessidades que nós devemos ajudar.
Outras necessidades aparecerão com o tempo, mas de momento, estas são as que vemos entre os irmãos da igreja:
Irmã Fernanda--uma viúva que vive da sua pequena pensão, e membro desde 1989. A sua casa no rés do chão ficou com 15 cm de água, que destruiu o soalho flutuante no corredor, sala de estar e quartos. O material, uma espécie de cartão comprensado, absorveu a água, e inchou, fazendo com que as portas interiores não se fecham. O material vai começar a apodrecer e criar bolor e bactéria. A irmã Fernanda sempre gostou do tipo de pavimento que temos na igreja, que não é afectado pela água e é praticamente indestrutível. O irmão José Carlo falou com o agente, que oferece o material e instalação por quase metade do preço normal. Orçamento: €3600. Fernanda insiste que há outros que precisam de ajuda mais do que ela, mas a igreja sente que não é uma mera questão de decoração interior; é a saúde que está em causa, e a situação só tende a piorar.
José Luíz e Sónia--Esta família foi baptizada em Maio do ano passado. Eles vivem em Ribeira Brava, o local mais atingido depois do Funchal. Graças a Deus já voltaram ao seu apartamento com água e luz ligados. Infelizmente, o carro da Sónia foi inundado, e neste momento está na oficina para ser limpo e posto a trabalhar de novo. Orçamento: €200-300.
Alguns familiares de membros da igreja foram afectados. O filho de uma irmã da igreja estacionou o carro do parque do Centro Comercial Anadia naquele Sábado. Ele está a ver se o seguro do parque cobre a perda. A irmã de outro membro teve 40 cm de água na sua casa. Não perdeu muitas coisas, mas a casa alugada sofreu danos estruturais. Com certeza ficará com outra casa, embora não se pode dizer quando. Nessa altura, ela precisará alguns móveis e electrodomésticos. O filho dela viu seu carro coberto até ao tejadilho com pedras, mas o carro (novo de Novembro 2009) não sofreu nada além de umas riscas na pintura. Nenhuma mossa, nem vidro ou luz partida. Depois do mecânico limpar o motor, o carro ficou como novo. Era o único de uns 8 carros naquele quarteirão que não foi para sucata. À medida que o Senhor providencia e orienta, ajudaremos as necessidades que vamos conhecendo.
Se desejar contribuir, esta é a informação bancária do fundo especial que a igreja designou para a ajuda das vítimas do temporal:
Titilar da conta: Igreja Baptista do Funchal
Tranferências dentro de Portugal,
NIB: 0007 0000 00701673266 23
Transferências Internacionais:
IBAN: PT50 0007 0000 0070 1673 2662 3
SWIFT/BIC: BESCPTPL
Como disse em artigo anterior, não estamos a fazer um apelo activo para angariar fundos, mas procuraremos distribuuir com a direcção do Senhor os fundos que nos chegam para essa finalidade. Cremos que Deus nos mostrará as necessidades de acordo com os donativos recebidos.
Sem comentários:
Enviar um comentário