domingo, março 25, 2007

Um Telefonema de Londres...Uma Voz do Passado

Eles vão embora e raramente a gente tem notícias deles. Ao longo dos últimos 7 anos, deve ter havido perto de 200 reclusos e reclusas que assistiram aos estudos bíblicos semanais. Alguns, claro, só vêm uma ou outra vez; outros assistem fielmente durante um ano, dois anos, ou nalguns casos até mais, até completarem a sua sentença. Por serem estrangeiros, em 99% dos casos, a sua libertação é acompanhada de uma deportação imediata, portanto, quando saírem, não há despedidas...eles simplesmente não estão na reunião mais. Somente dois ou três alguma vez entraram em contacto comigo depois de estar no seu país, e esta semana houve uma dessas excepções.

Usher, natural de Jamaica e residente em Londres, foi libertado em Novembro. Eu já falei dele num "posting" no blog em Inglês. Ele foi o primeiro Rastafari com quem cheguei a falar, e até experimentei fazer o seu retrato. Não se pode levar uma máquina fotográfica dentro da prisão, e não havia tempo na reunião nem convinha mandá-lo ficar sentado como modelo enquanto desenhava, por isso, vinha para casa e procurava fazer o seu retrato de memória. Esta é uma das últimas tentativas, e devido a isso, talvez seja o mais parecido com Usher.

Porquê ele ligou? Ligou para dizer que estava de novo no seu apartamento que teve de deixar quando foi preso anos atrás. Ele agradeceu a Deus por isso. Ele disse que conseguiu voltar à sua antiga profissão de canalizador, e ele agradeceu a Deus por isso, também.

Ele ligou para dizer que nunca se esquecerá dos estudos bíblicos na prisão, e que ele lê a Bíblia todos os dias. Também disse que ora por mim e que nunca vai se esquecer de mim. (E nem eu jamais me esquecerei dele!)

E ligou para enviar saudações aos que ainda assistem os estudos. E a última coisa que queria dizer para mim: "Pastor, quando cantar outra vez na reunião na prisão, cante Amazing Grace para mim."

Sem comentários: