quinta-feira, junho 29, 2006

Arte na prisão


Não sei como, mas esta semana, na reunião na prisão, começámos a falar sobre igrejas, e especialmente, a diferença entre a Igreja Ortodoxa na Ucrânia (e claro, na Rússia e nas outras variações deste ramo de cristianismo). De um lado da mesa estavam dois homens da América Latina, e do outro, dois da Ucrânia. Creio que tudo começou quando perguntei se sabiam os 10 Mandamentos. O primeiro, eles sabiam, mais ou menos. O segundo...nada. Ao explicar que o segundo mandamento proibe o fabrico de estátuas e imagens e em seguida, prostrar-se perante elas, fiz menção da diferença entre a Igreja do Ocidente (Roma) e a do Oriente (as Igrejas Ortodoxas). A Igreja Católica adoptou o uso de imagens (estátuas), enquanto as Ortodoxas proibiram as estátuas, e ficaram com as pinturas, os ícones.

Falei das nossas impressões das igrejas ortodoxas que visitámos na Ucrânia...a diferença mais notável talvez sendo que é raro encontrar um banco numa igreja ortodoxa. O povo assiste as ceremónias de pé. A arquitectura ortodoxa também é muito sui generis. Foi aí que Mishah pediu uma esferográfica e desenhou uma igreja ortodoxa típica. Outra diferença: as igrejas e capelas tendem a ser redondas ou octagonais. Nota-se isso também no desenho.

Já faz um ano desde a nossa visita. (Veja nos arquivos de Junho 2005 para fotos e descrição da viagem.) Voltaremos? Só Deus sabe. Entretanto, para aqueles que têm algum interesse no Mundial de Futebol, a Ucrânia ainda lá está. Com Portugal e o Brasil, são três equipas que merecem o pequeno apoio nosso...já que os EUA não foram tão bem sucedidos!

Sem comentários: