sexta-feira, abril 22, 2011

Triste Povo

Há coisas que acontecem que reforçam o grau de superstição e ignorância que existem em muitas pessoas em nossa volta. Ontem, a nossa irmã Paz, que trabalha numa loja no centro do Funchal, reparou numa cliente que normalmente se veste em cores vivas...estava de preto.

"Porque está de preto?" Paz perguntou.

"Por causa da morte do Nosso Senhor," ela disse.

"Quantas vezes acha que Cristo morre?" Paz respondeu. "Ele morreu uma só vez, e ressuscitou dos mortos e está vivo no céu!"

A cliente quase entrou em estado de choque ao ouvir que Jesus não morre todos os anos na Sexta-Feira Santa para depois ressuscitar todos os anos no Domingo de Páscoa. Ficou escandalizada. Ela, e muitas outras, vestem-se de preto, e na Paróquia de São Martinho há uma procissão funerária todos os anos, que leva o "corpo do Senhor" e logo atrás a imagem da Virgem com um punhal no peito.

Uma vez realizámos um culto na Sexta-Feira Santa...com música, até alegre. Soubemos depois que houve gente que ficou escandalizada. Para muitas pessoas que seguem a tradição, aparentemente durante este período cada ano, têm de passar sem um Salvador vivo. Para eles, Jesus só volta no Domingo. Mas para nós que aceitámos Jesus no coração, como a Paz, uma vez que Jesus entra no coração, sabemos que Ele vive e nunca nos deixa nem nos desampara.

Domingo, a igreja apresenta um musical para a Páscoa, "Vitória", em Inglês (no culto de manhã) e Português (à tarde). E tudo porque sabemos que Ele morreu uma só vez, para nos santificar para sempre! Esta é a nossa vitória!

Mais um país...




Continuando o tema da última vez, apresento o visitante do Domingo passado, Thor Martin Edwardson...é de Noruega, como o nome sugere. Só que, na realidade, ele é polaco e Thor não é o seu nome de nascimento. Ele e a sua esposa são baptistas naturais da Polónia que mudaram para a Noruega há 5 anos. Penso que a mudança do nome foi para não ter de sempre explicar aos noruegueses como pronunciar os nomes polacos.

Já tivemos visitantes da Noruega nos cultos em várias ocasiões, mas não me lembro de ninguém da Polónia. Deve ser o primeiro daquele país. A esposa ficou com o filho pequeno, que não estava sentindo bem, e além disso, algum problema nos Multibancos não deixou que eles tirassem dinheiro, o que limitou o que podiam fazer sem cartão de crédito, como andar de táxi. Foi muito bom ter este tempo com Thor, que é membro activo de uma igreja Baptista perto de Oslo.