Olhando para trás, não vamos dizer que os nossos 30 anos na Madeira passaram "no piscar de um olho". Muita coisa aconteceu; houve tantos processos em andamento. Mas é verdade que o tempo avançou imparável, e parece-nos ter apressado o ritmo da sua marcha. Quatro semanas já passaram desde a última vez que pus algo aqui no blog. Não foi culpa de uma coisa específica...antes, foi a combinação de todas as coisas em que nos envolvemos: o trabalho da igreja, os deveres no consulado, os prazos de entrega de traduções, e a necessidade de acabar projectos em curso na casa. A casa de banho está pronta (quase---ainda falta fazer mais um armário, mas não é essencial para o funcionamento da casa de banho), e com a ajuda de Gabriel e Stephen, consegui instalar umas caleiras para desviar as águas do telhado, que queria instalar há já uns anos.
In termos de traduções, estou a entrar num período de muito trabalho, pois tenho os textos referentes aos websites de dois museus para traduzir, além do livro da história do Funchal (400 p./40.000 palavras), que está a ser editado em Inglês para os 500 anos da cidade, que serão celebrados no próximo ano.
Actualização de notícias sobre Jackie e Jaime: Ainda estão no continente a visitar uma irmã dela, mas em breve planeiam visitar o filho, Sérgio, que acaba de mudar para Inglaterra com sua esposa e filha. Os planos além dessa visita ainda estão indefinidos. Esta é uma foto recente deles com a neta, Lara, tirada numa praia no norte de Portugal. Quanto a notícias sobre o estado de saúde de Jackie, até ao momento não parece haver nenhuma novidade, nem tratamento iniciado para os seus problemas. Continuamos em oração.
A nova pintura da casa nos levou a procurar fotos da casa como ela era quando a comprámos em 1977. Creio que a maioria das pessoas logo encontrarão "as 7 diferenças" entre as fotos, sem grande dificuldade. (Fazer clique em qualquer imagem para ampliar a foto.)
A casa vista de cima.
A casa vista de baixo.
Há fotos tipo "antes e depois" tiradas dentro da casa, mas estas ficarão para a próxima oportunidade. Entretanto, não queria deixar de compartilhar estas duas fotos, a primeira tirada em 1981, quando organizámos a igreja. (Sou eu, à esquerda, no fato reluzente...que toque de classe, heim? O outro pregador é Pr. Raleigh Campbell, missionário que veio das Canárias para ajudar na organização da igreja.) A outra foto foi tirada uns poucos meses atrás, na ocasião do 35º aniversário de casamento de Jackie e Jaime, uns dias antes de sair para o continente.
Pelas vistas, não foi só a casa que embranqueceu nos últimos 30 anos.